quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sociedade e hipocrisia, quando uma largará a mão da outra?

Publicado em 23/5, editei o artigo em 15 de Junho.
O Brasil resolveu endurecer o combate aos viciados. Sim, aos dependentes. Os traficantes obviamente sempre existiram e provavelmente sempre existirão, é uma questão de demanda, o ser humano sempre forneceu demanda, provavelmente sempre demandará. Mas o Brasil -você, eu, papai, mamãe, tua tia aí do lado- resolveu estampar uma bandeira longa como uma faixa, onde se lê: Sou hipócrita e burro ao mesmo tempo, não quero pensar, apenas enfio minha cabeça na toca e tudo parece bem.
Enquanto o Brasil -nós- endurece o combate às drogas que consideramos ilegais a cerveja será vendida dentro de estádios e a seleção brasileira de futebol será uma representante da ganância sobrepujando a inteligência.
No que se refere ao transporte 'coletivo'. É uma grande vergonha cobrar de alguém para que o indivíduo vá até um lugar servir um babaca que enche o rabo de dinheiro sem se importar com quem o sustenta. Se você é empresário, toma vergonha, se reúne com o povo que te sustenta trabalhando diariamente na empresa e cobra do governo melhora e isenção no transporte público. Se o governo não vê isso, é porque o empresário é conivente. Afinal meu caro, ser empresário é primeiro ser uma ponte entre uma necessidade e uma solução, mexe essa bunda.
A vida anda assim, talvez como desde sempre, só que agora os bois tem nome e as coisas também, não dá mais pra fazer de conta que está bem. Senadores e Deputados obviamente são patrocinados demais para mudar esse rumo, defendem ideias afastadas do bem comum. Ao que parece o poder judiciário brasileiro julga por semântica, se o indivíduo ou empresa tem dinheiro, consegue escapar na base do 'mas o que eu quis dizer é outra coisa...' e as coisas se resolvem. No executivo precisaríamos contratar mais profissionais do que amigos e parentes para fazer as coisas de forma mais -sendo redundante- profissionais. A presidenta Dilma, chefe executiva da nação, tem poder para desfazer isso, mas não creio que ela tenha levado consigo nem inteligência nem coragem para tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inerências retóricas

escrito e dinâmico * A razão é a busca dela. Está sempre entre seu impulso e sua descoberta. ..............................