domingo, 22 de setembro de 2013

Meudoxo

Sei que quanto mais me afasto da alegria comprada nos comerciais, mais me afasto das pessoas que gosto, considero, amo, convivo. Ao passo que sonho a intimidade advinda do íntimo, opositora da intimidade vida do shopping, troco a cumplicidade das compras pela dificuldade dos seres. Perco intimidades no mundo dos estereótipos. Assim sou menos coletivo mesmo quando quero ser mais plural. Fazer o quê? Sou dado a me relacionar com almas.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O pão de mãe

Pra ver como é a vida. Havia na minha mesa, dois pães, aqueles de fazer cachorro quente. Nem sou fã deles, mas compro. Fritei um filezinho de frango que a namorada trouxe, temperei com um tempero urugauio, misturei três salsichas em rodelas, sou chique, parti os pães e comi como um padre. Mas ser humano satisfeito é ser humano insatisfeito. Assim, apreciando a chuvarada com raios atropelando o ar parado, pensava na falta que um pãozinho estaria por fazer mais tarde, quando levantasse da rede para um café com leite. Toc, toc... Entra aí Nardo, tranquilo? Sim, é que eu vim da casa da minha mãe e ela me deu muito pão, te trouxe um pedaço. Agora cá estou, a comer pão de mãe, deitado na rede, a chuva caindo e zzzzz...

Anarquismo reacionário


O anarquismo que não é bagunça e sim a soma de movimentos individuais e independentes parece enfim ter encontrado uma forma para se manifestar com efetividade. Era um conhecido que estava completamente desacreditado, estava. Pelo condão pejorativo do termo, muitos ainda enxergam em si o sujeito reacionário que viam, mas já não se reconhecem tanto assim.
Hoje o Brasil é um país politicamente tão cheio de 'anarquistas' quanto o miserável e comercial futebol brasileiro é cheio de técnicos, juízes e lavagem de dinheiro. A diferença clara está no que antes parecia obscuro. O anarquismo, figura que historicamente trouxe o medo de um descontrole social, agora é justamente o elemento que garante ao manifestante de rua tuiteiro, a dona de casa feicebuquiana, ao gerente baba-ovos leitor de jornal, ao militante partidário engajado nas compras coletivas o escudo que não tinham para lhes polir a coragem. O anarquismo trouxe a preservação da identidade. Estamos indo bem, basta continuar.

Inerências retóricas

escrito e dinâmico * A razão é a busca dela. Está sempre entre seu impulso e sua descoberta. ..............................